Projeto em parceria com a Universidade Federal do Pará e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Desenvolvimento de plataformas de conteúdo audiovisual realizadas de forma remota para situações de pandemia, que impeçam atividades de ensino presencial, com objetivo de promover a difusão do conhecimento, a inclusão de estudantes em situação de vulnerabilidade e ampliar a relação com a comunidade.
Em março de 2020 as atividades presenciais da Universidade Federal Fluminense foram suspensas por causa da pandemia de Covid-19. Diante deste cenário, gestores, professores, técnicos e alunos foram instados a criar novas formas para se relacionar com a universidade. Após pouco mais de um ano de pandemia é evidente que a universidade não será mais a mesma e o retorno presencial, quando se der, nos apresentará novos desafios. Neste contexto, a Araci Incubadora de Projetos de Cinema e Audiovisual do PPGCINE e Departamento de Cinema e Vídeo em parceria com a Superintendência de Tecnologia e Informação vem desenvolvendo três projetos pilotos que tem em seu cerne atividades remotas, que podem projetar a universidade para um novo momento. O aplicativo Araci.lab com seu banco de talentos visa estabelecer a relação entre os estudantes e o mundo do trabalho. O projeto Tessitura, que consiste numa ilha de edição audiovisual remota, vai possibilitar um ensino mais inclusivo. O OCA-UFF – Observatório de Cinema e Audiovisual, que divulga as pesquisas do PPGCINE e possibilita o acesso a informações sobre a produção audiovisual e estreitando os laços com a comunidade. Esses projetos podem ser replicados em outras instituições federais e se tornar formas potentes de produção e distribuição de conteúdo audiovisual de forma remota. 1. Araci.lab – Disponível nas lojas Google Play e Apple Store, o aplicativo Araci.lab é um repositório de atividades voltadas para a formação profissional do estudante de Cinema e Audiovisual, bem como uma ponte com o mercado de trabalho interessado na contratação de estagiários e profissionais da área. Lá se encontram cursos, workshops, palestras, as ações das Ligas Acadêmicas e também o Banco de Talentos. Este último é voltado para o público externo que busca perfil de profissionais ou estagiários para trabalhar em produções audiovisuais. 2. Tessitura: O projeto, num primeiro momento, buscou resolver um problema crônico nas práticas de edição e montagem, que era o número desproporcional de máquinas (ilhas de edição) para o número de alunos na UFF. Durante a pandemia, sem acesso aos laboratórios, o problema se tornou ainda maior. Pois a maioria dos alunos não dispunha de um computador potente, sem memória ram para rodar softwares de edição nem espaço suficiente em hd para armazenar as imagens e sons. A solução foi desenvolver um dispositivo remoto a partir de um servidor central, onde estariam os softwares para edição e hds para armazenamento das imagens e sons produzidos. O acesso pode ser feito a partir de qualquer computador mediante login e senha fora ou dentro da universidade. OCA-UFF – É uma plataforma de conteúdo informativo/reflexivo sobre audiovisual, criada para divulgar as pesquisas do PPGCINE e aprofundar os debates sobre aspectos estéticos, éticos, políticos, narrativos, que envolvem tanto a produção audiovisual nacional, como a internacional, junto à comunidade. Link para http://oca.observatorio.uff.br
Comentários